Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




SciSkin | Protector solar

por A Girl in Mint Green, em 16.06.14

 

 

Com a chegada do sol e do Verão, os supermercados, farmácias e outras lojas enchem-se de produtos para protecção solar. Existe uma variedade tão grande de produtos e de preços que ficamos com dúvidas qual será o melhor protector para nós. Neste post vou tentar dar-vos umas pequenas dicas para ajudar na escolha do vosso protector solar.

Começando pela forma física do produto, existem vários tipos, como os óleos, leites e géis. Se tiverem a pele oleosa, optem por um protector na forma de gel ou leite, para que a pele não fique ainda mais oleosa. Por outro lado, se tiverem a pele seca, os óleos protectores poderão ser uma boa opção, porque irão garantir uma maior hidratação da pele. 

Existem também vários factores de protecção solar possíveis. O factor de protecção solar (SPF ou FPS) é um valor que vai determinar o grau de protecção contra os raios solares. Por exemplo, ao aplicarmos um protector solar com um SPF de 30 significa que, para ficarmos com a pele vermelha, será preciso uma exposição solar 30 vezes superior à exposição sem protector. Resumidamente, um maior valor de SPF corresponde a uma maior protecção porque vai ser necessária uma maior exposição solar até que a pele fique vermelha. Devemos escolher este nível de protecção de acordo com as necessidades da nossa pele. Na tabela seguinte fornecida pela Well's podem ver qual o melhor SPF para vocês, de acordo com o vosso tom de pele, cabelo e olhos, e também da respectiva capacidade de ficar mais ou menos bronzeada.

 

 Adaptado de Wells Saúde, wells.pt.

 

Os protectores solares possuem o chamado filtro solar, que é o que realmente nos protege dos raios solares. Em primeiro lugar, é importante que o filtro seja capaz de proteger contra a radiação ultravioleta UVA bem como a UVB. A radiação UVA é a responsável pelo bronzeamento da pele e o principal responsável por alguns danos, como o envelhecimento precoce da pele. Já os UVB são aqueles que causam as queimaduras solares propriamente ditas. Desta forma, é ideal que o nosso protector possua um filtro capaz de nos proteger contra estes dois tipos de radiação. Relativamente ao "mecanismo de acção" dos filtros, estes podem ser químicos, minerais (físicos) ou uma combinação dos dois. Os protectores com filtro químico possuem compostos químicos (por norma moléculas orgânicas) que protegem dos raios solares absorvendo a radiação. Os que contêm filtro mineral possuem um material opaco que reflecte a radiação solar, bloqueando a sua penetração na pele, funcionando como uma barreira física. Para crianças, pessoas com alergias e pele muito sensível, é recomendado o uso de um protector com filtro mineral, porque este não possui os compostos dos filtros químicos, diminuindo a probabilidade de uma reacção alérgica. Inicialmente os protectores continham exclusivamente filtros químicos, sendo que o primeiro filtro solar patenteado foi o PABA (ácido 4-aminobenzóico). No entanto, este filtro começou a estar associado a diversas reacções alérgicas e o mesmo aconteceu com o filtro químico de oxibenzona. No entanto, com o passar dos anos começaram a desenvolver-se produtos com filtros minerais e até mesmo uma combinação dos dois tipos.

Por vezes é bastante complicado saber qual o tipo de filtro que temos no protector. Muitas vezes só lendo a composição química e sabendo o que são os componetes é que dá para perceber. No entanto tentem procurar expressões como:

 

- Anti UVA e UVB: sabem que estão protegidos contra os dois tipos de radiação UV;

- Hipoalergénicos: possivelmente terão uma composição mais mineral ou com químicos mais amigáveis;

PABA ou oxibenzona free: sem PABA ou sem oxibenzona e, por isso, com menor probabilidade de causar alergias;

- Oil free: não possuem substâncias oleosas, o que faz com que sejam mais adequados para pele oleosa e/ou acneica;

- Não comedogénico: não obstruem os poros, sendo também apropriados com pessoas com a pele oleosa e/ou acneica, com tendência a formar os chamados pontos negros. 

 

Se tiverem uma pele sensível e quiserem evitar os protector com filtros químicos, deixo-vos alguns exemplos de protectores solares com filtro mineral e combinado:

 

Protectores soalres com filtro mineral - Avène Protetor | Bioderma Photoderm Mineral 

Protectores solares com os dois tipos de filtro (químico e mineral) - Uriage Bariesun | La Roche-Posay Anthelios XL

 

Por fim, como já todos sabem mas nunca é demais repetir: para além do uso de um protector solar adequado, é fundamental beber muita água e evitar a exposição solar entre as 12h e as 16h (o ideal mesmo até seria entre as 11h e as 17h). 

 

Bons banhos de sol!

 

 

Catarina C.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Blogger






Pinterest