Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




SciSkin | O cálcio e a nossa pele

por A Girl in Mint Green, em 27.08.14

 

Se pensarmos em cálcio, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os produtos lácteos, que são uma grande fonte de cálcio. E estes produtos são frequentemente recomendados para fortalecer os ossos. No entanto, o cálcio pode ter um papel importante em vários outros orgãos do nosso corpo, nomeadamente na pele. 

Todos nós sabemos que a pele é a primeira barreira de defesa do nosso organismo contra as agressões externas, pelo que é fundamental que esta se mantenha saudável. A sua função de barreira é executada através da regulação da quantidade de água da pele. Este tecido é constituido por células e outros componentes como lípidos (gorduras), que mantêm um nível de hidratação óptimo na nossa pele. Mas onde entra o cálcio nesta história toda? 

Pois bem, o cálcio participa na regeneração dos componentes que asseguram a hidratação da pele. Por exemplo, o cálcio está envolvido na produção de gorduras e também assegura que as células estejam a desempenhar a sua função correctamente. Alterações nos níveis de cálcio fazem com que a pele se torne desidratada (seca) e mais vulnerável às agressões ambientais. De facto, doenças de pele como a psoríase estão associadas à perda dos níveis de cálcio na epiderme (camada mais externa da pele). Alterações dos níveis de cálcio acontecem também com o aumento da idade, em que a pele se torna mais sensível. 

Como podem ver, o cálcio é muito importante para a saúde da nossa pele. Assim sendo, devemos fazer uma alimentacão saudável e assegure a quantidade de cálcio que necessitamos. Tal como disse anteriormente, quando pensamos em cálcio associamos logo a lacticínios, como leite ou queijo. Mas existem muitos outros alimentos ricos em cálcio, como o espinafre, bróculo, laranja, kiwi, amendoa, soja, sardinha e salmão, entre outros.

Para dar uma ajuda extra na manutenção do cálcio na pele, existem alguns produtos com cálcio na sua composição, sendo que alguns deles são tratamentos anti-idade. Alguns exemplos:

 

- Produtos com água termal de marcas como a Avène, La Roche-Posay, Vichy e Uriage. A água termal possui não só o cálcio, mas outros minerais como o zinco e o enxofre;  

- Cremes de rosto da gama Nivea Vital;

- Creme de rosto anti-idade L'oréal Age Perfect Pro-Calcium.

 

Gostariam de ver mais posts como estes na rubrica SciSkin? Deixem a vossa opinião nos comentários! :)

 

 Até breve!

Autoria e outros dados (tags, etc)



Blogger




Instagram


Parcerias





Bloglovin'


Pinterest